NO MUNDO INTEIRO, a cada dia que passa, tiram-se milhares de fotografias. Elas retratam cenas familiares, ilustram notícias sensacionais, criam imagens publicitárias, identificam pessoas em documentos, revelam características do planeta a partir de satélites. Além de úteis, as fotografias são consideradas obras de arte, tendo já conquistado seu lugar nas galerias e museus.
Câmera escura usado desde o Renascimento e que inspirou a invenção de Niépce.
A primeira foto foi obtida em 1826 pelo francês Joseph Niepce. O tempo gasto para realizar a façanha: 8 horas. A imagem era pouco nítida. Em 1837 o também francês Louis Daguerre desenvolveu um método para obter fotos nítidas (os daguerreótipos) em poucos minutos. Dois anos depois, o inglês William Fox Talbot inventou o processo foto gráfico ainda melhor.
GEORGE EASTMAN
A fotografia era, no início, uma atividade bastante complicada, limitada a poucos entusiastas. AS CÂMERAS eram volumosas. O próprio fotografo tinha de fazer a revelação, em chapas de vidro, manipulando produtos químicos. Em 1888, o norte-americano George Eastman inventou uma câmera pequena, que chamou de Kodak, que em vez de chapas de vidro já empregava um rolo de filme. Isso possibilitou que milhares de pessoas pudessem tirar fotografias.