O PROGRAMA " TRILHAS DO CARIRI é uma busca da sustentabilidade, no Sítio Pinheiros, área entorno do Geossítio Riacho do Meio, Barbalha-Ce," incluirá cinco projetos integralizados com as dimensões ambiental, social, e cultural, através do desenvolvimento de ações nas áreas ecológica, artesanal, cultural, gastronômica e turítica, no sentido de fomentar as práticas sustentáveis e incorporar nas comunidades os princípios básicos do desenvimento sustentável, no sentido de se contribuir para a construção de uma sociedade ambientalmente mais justa e sustentável.
A base do Programa será a educação ambiental crítica e contextualizada tendo como estratégia a ação reflexiva entre a teoria e a prática de intervenção coletiva nas principais questões ambientais do território do cariri cearense.
O Projeto 1:"Alfabetização Ambiental - Educando com o Soldadinho-do-araripe" terá como referência o papel do soldadinho no contexto da proteção e preservação da floresta.
O Projeto 2: "Praticando a Agroecologia" Tratará da implatação de viveiros de espécies de plantas nativas da floresta com potenciais melífero, medicinal, frutífero, ornamental, artesanal, madeireiro, energético e de reflorestamento.
O Projeto 3: "Fortalecendo o Artesanato e a Culinária Regional" desenvolverá capacitações através de oficinas de artesanato de fibras e madeiras e gastronomia voltadas para culinária da região de produtos da floresta.
O Projeto 4: "Arte e Cultura para o conhencimento dos Geoambientes" produzirá espetáculos de balé e teatro tendo como fundamentos a formação e preservação da Chapada do Araripe.
O Projeto 5:"Trilhas do Sítio Pinheiros - Uma esperiência de Turismo Sustentável" será uma tentativa de favorecer as comunidades receptoras locais no que se refere à socialização dos benefícios econômicos e sociais do turismo, bem como no que concerne à conservação do acervo patrimonial dessas comunidades e dos recursos naturais.
OBJETIVO GERAL:
Educar ambientalmente através da incorporação (razão e emoção) da questão ambiental no cotidiano da sociedade visando a mudança de atitude da relação homem-natureza para a conquista de um novo modelo de desnvolvimento, o sustentável.
terça-feira, 22 de março de 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário