quinta-feira, 3 de novembro de 2011
Engenheiro Têxtil
Camiseta, vestido, bermuda, calça, casaco, meia... Estamos sempre usando algum tipo de roupa, seja ela adeguada aos dias de frio, de calor, para ir à escola, à praia ou àquela festa especial. As roupas são feitas com diferentes tipos de tecidos, e esses tecidos podem trazer cores e estampas as mais diversas. Conheça, agora, o profissional que desenvolve a tecnologia para fabricar a nossa segunda pele: O engenheiro têxtil!
Já pensou como é feito o tecido das roupas que você usa? Pois, tome nota: a base do tecido são as fibras(existem desde fibras naturais, como o algodão, até as artificiais, como viscose). Elas formam os fios, que, entrelaçados, dão origem ao tecido. Só depois de pronto é que o tecido recebe a tintura e o acabamento. Daí ele pode ser transformado em peça de vestuário (roupa em geral), no estofamento de carro (forrando bancos e portas, por exemplo), em um esparadrapo (para fixar curativos) ou até mesmo, em forro de tubulações.
O engenheiro têxtil atua desde o início até o fim do processo de produção dos tecidos. É esse profissional que pode dizer quais fibras devem ser mais usadas para formar um tecido com determinadas características - ser mais resistente ou mais leve, por exemplo - e quais máquinas que devem ser utilizadas no processo de fabricação, explicou Leonardo Mendes coordenador do Curso de Engenharia Têxtil da Faculdade Senai/Cetiqt. e como ele mesmo falou "Nós estamos sempre em contato com algum produto têxtil"
Os conhecimentos do engenheiro têxtil são valiosos para os estilistas, por exemplo, ajudando-o a escolher o tecido ideal para que a roupa fique exatamente como ele imaginou no corpo dos modelos. Da mesma forma, o designer de automóveis conta com o engenheiro têxtil para fabricar um estofamento mais resistente, confortável e econômico para o carro.
Além das camisetas do dia a dia, existe roupas muito especiais. Já ouviu falar nas roupas utilizadas em competições de natação, que diminuem o atrito com a água, permitindo que os nadadores sejam mais rápidos? Elas são resultado de muita pesquisa.
Outro exemplo é a roupa do astronauta. Para que ele sobreviva em locais sem oxigênio, com temperaturas extremamente altas ou baixas, os engenheiros têxteis ou designers produzem roupas de várias camadas, feitas com diferentes materiais. Assim possibilitam a movimentação do astronauta, a absorção do suor, a manutenção da temperatura interna, entre outras funções.
Além de estar atento às necessidades das pessoas no dia a dai, no esporte e no espaço, o engenheiro têxtil precisa se preocupar em propror soluções para preservar a saúde do nosso planeta.
Fonte de pesquisa Revista Ciência Hoje das crianças
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário