Está casa teve sua construção iniciada no ano de 1900, pelo casal José de Sá Barreto Sampaio e Maria Costa Sampaio. Sua inauguração se deu no início da noite de 16 de julho de 1905, ocasião em que foi ministrada a benção pelo
vigário da Paróquia de Barbalha, Padre Antônio Jatahy de Souza.
Do casal nasceram 9 filhos
Maria Costa Sampaio Filha
Leão Sampaio
José Barreto Sampaio
Paulo Costa Sampaio
Antônio Costa Sampaio
Maria Alacoque(falecida na infância)
Pio de Sá Barreto Sampaio
Maria Alacoque Sampaio
Manuel Expedito Sampaio
Dr. Vitor, esposa e filhos
Em 01 de fevereiro de 1906, nasceu, na casa de Mãe Yayá, Maria Alacoque Sampaio (poetisa, pintora, escritora, autora da letra e música "Canta Barbalha", hino oficial do município, reluzente nos dias festivos). Oitava filha do casal, dedicou sua vida ao ensino da música e da religião nos colégios de sua cidade. Suas primeiras letras foram iniciadas em casa, com a família e, em seguida, com as Irmãs de Caridade no Colégio Imaculada Conceição, em Fortaleza - Ce, onde começou a despertar a vocação poética. Inúmeras composições, entre elas, hinos da cidade, de colégios, etc. Depois de "A Casa de Mãe Yayá 1", a autora publica "Acasa de Mãe Yayá 2" deixando enfaixadas mais algumas de suas inspirações.
Através desse livro, o leitor poderá sentir, todo clima sentimental que envolveu sua autora no decorrer de sua vida e vivenciar esse clima tão salutar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário