Nasce um homem pobre
Porém muito jovem,
Porém muito jovem
Todo mundo vai saber,
Quem ele é
Este homem estuda,
Mesmo sem ajuda
Se formou primeiro
E no Juazeiro
Todo mundo respeitou
O Padre Cícero, Padre Cícero
Padre Cícero, Padre Cícero
Daí então tudo mudou,
De reverendo a lutador
Desperta ódio e amor,
Passaram anos pra saber
Se era bom ou mal,
Mas ninguém
Até hoje afirmou
Era um triste dia
Pois alguém jazia
Cego, surdo e pobre,
Cego, surdo e pobre
Desse jeito faleceu o Padre Cícero
Padre Cícero, Padre Cícero
PADIM CIÇO
A FÉ muda a história de uma pequena vila para sempre
Os Três juazeiros(origem do nome da cidade)
Maria de Araújo
O fato conhecido como "Milagre da Hóstia ou de Juazeiro" ocorrido em 1º de março de 1889, numa sexta-feira de Quaresma, se repetiu durante dois anos, sempre às quartas e sextas-feiras. Daí em diante a Vila do Juazeiro passou a ser considerado chão sagrado pelo povo e assim a primeira romaria aconteceu em 7 de julho do mesmo ano, domingo que marcava a FESTA CRISTÃ do PRECIOSO SANGUE DE JESUS. Os moradores da vila que não passavam de 400 pessoas se espantaram com aproximadamente três mil pessoas. Daí em diante nem o silêncio do Padre Cícero abafava o fenômeno, que já era chamado de o "Milagre de Juazeiro", pelos moradores e visitantes.
O termo "amiguinho" como gostava de tratar as pessoas da comunidade se tornou ícone do Padre Cícero. E a pequena vila cresceu à sombra dos três juazeiros... conforme a fé do seu povo. Tornou-se Juazeiro do Norte Capital da Fé, no Cariri, interior do Ceará.
Museu Monsenhor Murilo de Sá Barreto em Juazeiro do Norte
Toninho Gomes
Igreja de Nossa Senhora Das Dores Padroeira de Juazeiro do Norte-Ce
Igreja do Socorro em Juazeiro do Norte
Túmulo do Padre Cícero( no interior da Capela da Igreja do Socorro)
20 de Julho Aniversário de Vida Eterna do Padre Cícero.
O legado do maior benfeitor
"Padre Cícero é o maior benfeitor de Juazeiro e a figura mais importante de sua história. Foi ele quem trouxe para Juazeiro as ordens dos Salesianos e dos Capuchinhos, doou os terrenos para a construção do primeiro campo de futebol e do aeroporto; construiu as capelas do Socorro, de São Vicente, de São Miguel e a Igreja de Nossa Senhora Das Dores; incentivou a fundação do primeiro jornal local (O Rebate); fundou a Associação dos Empregados do Comércio e o Apostolado da Oração; realizou a primeira exposição de arte juazeirense no Rio de Janeiro; incentivou e dinamizou o artesanato artístico como fonte de renda, estimulou a expansão da agricultura, introduzindo o plantio de novas culturas; contribuiu para instalação de muitas escolas e o ORFANATO JESUS MARIA JOSÉ; socorreu a população durante as SECAS e EPIDEMIAS, prestando-lhe toda assistência e , finalmente, projetou Juazeiro no cenário político nacional, transformando um pequeno lugarejo na maior e mais importante cidade do interior cearense".
Por Daniel Walter(professor e pesquisador)
Nenhum comentário:
Postar um comentário