Eu sou o Juca Brasileiro e, sempre que posso, estou aqui com vocês, conversando sobre o nosso país, sobre suas riquezas, sobre a natureza, sobre o hino nacional brasileiro e muito mais. É que eu amo esta nossa pátria, A-D-O-R-O o Brasil... E eu gosto tanto, tanto que eu vou contar um segredinho a você: o meu maior sonho é que todos os meus amigos, todas as crianças, todos os jovens sejam como eu, brasileiro de nome e de coração. Sabe, eu estou aqui sentado no banco desta pracinha esperando um primo meu, o Guto Alegria. Ele é o máximo, está sempre de bom humor, de bem com a vida. Para ele não tem tempo ruim, ele consegue ver os pontos positivos de qualquer situação.
Pois é, vocês já perceberam, ele é o meu ídolo!
Eu não vejo a hora de ele chegar, pois nós vamos a alguns lugares muito especiais hoje... Ah! Você ainda não conhece o Guto: ele tem 18 anos, é superesportista, campeão de surfe e jogador de vôlei... Mas, se está pensando que vou pegar umas ondas com ele, errou! Errou porque hoje é sábado, e todas as manhãs de sábado o Guto tem um compromisso com a felicidade: ele é voluntário.
E você sabe o que é ser voluntário? É trabalhar em alguma entidade social, escola ou instituição sem receber pagamento por isso. Bom, sem receber pagamento em dinheiro, salário, pois para os voluntários não há melhor pagamento do que o sorriso de uma criança, um abraço carinhoso ou um sincero aperto de mão.
Legal, não é? Todo sábado de manhã o Guto, meu primo surfista e jogador de vôlei, é o Dr. Papa Livros, um médico de cabelos compridos e nariz de palhaço que conhece mais de mil histórias diferentes divertidas... e sabe por que? Porque ele já "papou" muitos e muitos livros!
Isso mesmo, todo sábado o Dr. Papa Livros visita os centros de pediatria de alguns hospitais da cidade, levando histórias animadas, sorrisos, risadas e gargalhadas de presente para as crianças que estão doente.
Nesta altura de campeonato você deve estar se perguntando por que ele faz isso no sábado de manhã, justamente quando a gente pode dormir um pouquinho mais, pegar uma piscina ou uma praia legal, ou até mesmo jogar uma partida de futebol. Bom, é que o Guto, assim como você e eu, tem outras obrigações durante a semana: escola, lição de casa, aulas extras, treino de vôlei etc. e como ele sabe que as crianças ficam ansiosas esperando o Dr. Papa Livros, com o coração preparado para suas histórias e brincadeiras, ele prefere escolher um dia no qual seu compromisso seja somente com as crianças! Demais, não é? Ah! Você que saber quando é que ele treina surfe? Pois bem, depois de passar nos hospitais o Guto ainda tem a tarde de sábado e o dia inteirinho do domingo para pegar belas ondas! E agora, cá entre nós: é muito mais gostoso e grafitante ajudar alguém do que ficar dormindo até tarde, não é?
Juca Brasileiro - o voluntário fazendo acontecer, de Patrícia Engel Secco. São Paulo: Melhoramentos, 2001.
Nenhum comentário:
Postar um comentário