O Mundo em Suas Mãos

O Mundo em Suas Mãos
Divina Misericórdia, eu confio em Vós!

Pesquisar este blog

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Maio e as mulheres

Em maio, há muitas datas que ressaltam o papel da mulher como procriadora. A maioria revela a imposição da visão de mulher do catolicismo. Maio é Mês das Noivas e Mês de Maria, mãe de Jesus, pois ocorre a aparição de Maria Santíssima, em treze de maio que é o Dia de Nossa Senhora de Fátima e 31 é Dia da Visitação de Nossa Senhora, não à toa, respectivamente, abertura e encerramento da V Conferência Geral dos Bispos da América Latina e do Caribe, em 2007, ocasião da visita de Bento XVI ao Brasil.



E há o Dia das Mães, oficializado pelo presidente dos Estados Unidos Woodrow Wilson no segundo domingo, em 1914.
Ignora-se quando maio passou a ser o Mês das Noivas, mas tem a ver com a oficialização 
do marianismo (1965), pois a regulamentação, ainda em vigor, do matrimônio data do Concílio de Trento (1545-1563), evidenciando que o casamento religioso só adquiriu status de sacramento no século IX.

Homenagear as mães é tradição antiga: a Festa de Réia, mãe dos deuses (Grécia); a Matronalia, em Roma; e o Mothering Day, que data da Idade Média, na Inglaterra.

O Dia das Mães atual foi idealizado pela professora norte-americana Anna M. Jarvis (1864-1948), que também criou um símbolo: o cravo – o vermelho para a mãe viva e o branco, para a morta.

Na Europa, há a tradição de oferendas florais na primavera e celebrar a consagração de Maria foi um costume popular aproveitado por Paulo VI na encíclica Mês de Maio, consagrada a Maria, enfatizando que rezar o santo rosário era “uma oração agradável à Virgem Maria”.

A oficialização do marianismo foi complementado pela Constituição Dogmática “Lumen Gentium”, que deu a Maria o título de “Mãe de Deus e Mãe dos Homens” e pela Exortação Apostólica “Marialis Cultus” – para a reta compreensão e desenvolvimento verdadeiro do culto à Virgem Maria.

A relevância de maio para a “reprodução humana” na visão católica motivou participantes do Tribunal Internacional de Denúncia e Violação dos Direitos Reprodutivos (Holanda, 1984) à definição do 28 de maio como Dia Internacional de Ação pela Saúde da Mulher, para denunciar o descaso governamental em relação à saúde feminina no período reprodutivo.


Em 1987, começou a Campanha Mundial pela Saúde da Mulher e de Combate à Morbimortalidade Materna, que obrigou governos pelo mundo afora a integrar as ações; e desde 1994 o Ministério da Saúde do Brasil a definiu como Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna.

Por: Fátima Oliveira *  Médica e escritora. É do Conselho Diretor da Comissão de Cidadania e Reprodução e do Conselho da Rede de Saúde das Mulheres Latino-americanas e do Caribe. Indicada ao Prêmio Nobel da paz 2005.
 Fotos:Elie Saab Launches Bridal Line
By SENATUS Magazine  | 16 April 2016



















Uma Nova Mulher


Que venha essa nova mulher de dentro de mim,
Com olhos felinos felizes e mãos de cetim
E venha sem medo das sombras, que rondam o meu coração,
E ponha nos sonhos dos homens
A sede voraz, da paixão
Que venha de dentro de mim, ou de onde vier,
Com toda malícia e segredos que eu não souber
Que tenha o cio das onças e lute com todas as forças,
Conquiste o direito de ser uma nova mulher
Livre, livre, livre para o amor....quero ser assim, quero ser assim
Senhora das minhas vontades
E dona de mim livre, livre, livre para o amor, quero ser assim,
Quero ser assim, senhora das
Minha vontades e dona de mim....
Que venha de dentro de mim, ou de onde vier,
Com toda malícia e segredos que eu não souber
Que tenha o cio das corças e lute com todas as forças,
Conquiste o direito de ser uma nova mulher
Livre, livre, livre para o amor quero ser assim, quero ser assim,
Senhora das minhas vontades
E dona de mim livre, livre, livre para o amor, quero ser assim,
Quero ser assim, senhora das
Minhas vontades e dona de mim....
Que venha essa nova mulher de dentro de mim
Que venha de dentro de mim ou de onde vier
Que venha essa nova mulher de dentro de mim













Nenhum comentário:

Postar um comentário