O Mundo em Suas Mãos

O Mundo em Suas Mãos
Divina Misericórdia, eu confio em Vós!

Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2016

Oração da Árvore

Tu que passas e levantas contra mim teu braço: antes de fazer-me mal visa bem.





Eu sou o calor de lar em noites frias de inverno.
Eu sou a sombra amiga que te protege contra o sol estival.




 Meus frutos saciam tua fome e acalmam tua sede.



 Eu sou a viga que suporta o teto de tua casa, a tábua de tua mesa, a cama em que descansas...
Eu sou o pão da bondade e a flor da beleza.
Tu que passas, olha-me e não me faças mal.



Os benefícios que a árvore nos traz são inúmeros e variados. 
Sua importância é estar associada à vida, ao ar que respiramos. 
Daí a necessidade de mantermos o equilíbrio das florestas, 
preservando as matas nativas e mantendo protegidos
 os mananciais, onde fauna e flora encontram ambientes diferenciados. 
Benefícios: Proteção dos Solos (Evitam a erosão. A erosão leva embora as sementes que poderiam germinar); 
Proteção de rios e nascentes (Evitam o assoreamento e contaminação); 
Fertilização (Trazem nutrientes do subsolo para a superfície e formam húmus com a queda de seus galhos e folhas); Fornecimento de materiais (madeira, papel, carvão, substâncias medicinais, além de óleos, resinas, gomas, essências, mel, frutos, flores, entre outros); 
Preservação da vida silvestre e de plantas (servem para abrigo, alimentação ou reprodução de animais); Retirada de poluentes do ar; Influência na economia (servem como fonte de renda: indústria química, farmacêutica, cosmética, etc.); 
Influência no clima (influenciam na umidade, precipitação, escoamento superficial e temperatura, entre outros fatores); 
Diminuição de ruídos externos; 
Embelezamento da cidade e valorização dos imóveis do ponto de vista ambiental, paisagístico e econômico; 
Contribuição para o equilíbrio psicossocial, transmitindo sensação de calma e conforto às pessoas.

Fonte: Marcadores: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário