O Mundo em Suas Mãos

O Mundo em Suas Mãos
Divina Misericórdia, eu confio em Vós!

Pesquisar este blog

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Obrigado ao homem campo...


APRENDER A VIVER COM A SABEDORIA CAMPONESA

Houve um desprezo pela sabedoria camponesa. Um desprezo brutal que faz falta para a sociedade moderna. Era uma sabedoria que integrava a questão ambiental, com a variedade alimentar, e o conhecimento do clima, do solo, do ambiente. Um conhecimento como conservar a semente, que hoje é controlado pelas multinacionais. Isto foi destruído pelo modelo agrícola dependente dos produtos químicos, da mecanização pesada.
No mundo e na sociedade do aquecimento global, da destruição da natureza, da piora da qualidade de vida, a sociedade moderna ainda vai pedir aos camponeses "me ensinem a viver bem".
 

Aluno(a)s do Centro Educacional Maciel Torres, visitando o campo e aprendendo com os camponeses.













Senhor, eu te agradeço por viver em contato com a natureza, com a terra,
as aves e a criação. 
Obrigado pelas alegrias que
eu sinto ao longo dos dias e das noites, em cada estação do ano.
Eu te agradeço pelo sol, pela chuva, pela sombra, pelo ar, pelas águas,
pelas flores, frutos, pela força das sementes e pela força da terra,
pela fecundidade das minhas lavouras. Dai-nos a graça de colher os frutos
das sementes que plantamos, para o sustento de nossa família.
Proteja-nos de tempestades; 
derrama Senhor a sua bênção sobre nossas lavouras 
e animais. Ajuda-me a ter sempre disposição para o trabalho,
vivendo na família com alegria, fé e boa vontade.
E à noite, quando em casa nos reunimos para rezar,
permanece comigo e conosco, em nossa casa, Senhor. 
Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário