O Mundo em Suas Mãos

O Mundo em Suas Mãos
Divina Misericórdia, eu confio em Vós!

Pesquisar este blog

domingo, 19 de abril de 2015

Hoje é aniversário da grande dama da nossa literatura, Lygia Fagundes Telles.

  Lygia Fagundes Telles é, certamente, a grande dama da nossa literatura. Obras memoráveis fizeram-na uma das maiores contistas de todos os tempos. "Venha ver o pôr do sol" é uma aula de estranhamentos, ciúmes, loucura, morte; "O moço do saxofone" traz, com riqueza de detalhes, os cortiços da alma, as aceitações obrigadas de um amor injustificado. Há mais. Muito mais. "Antes do baile verde", "Seminário dos ratos", "A confissão de Leontina", "A estrutura da bolha de sabão". E muitos outros. Sem contar o consagrado romance “As meninas”. Quantas contradições em tempos de “guerra e de paz” tinham essas meninas. Lygia fala de outro menino, em um outro conto. Um triste conto de natal. De dor. De perversidade. O menino Alonso mora em um conto chamado “Biruta”.
Biruta era um cãozinho que morava na casa de dona Zulu, uma dura senhora, que adotara o menino Alonso. Resgatara-o de um asilo de crianças, levando-o para um suposto lar. Mas ordenava-lhe trabalho. Não lhe ofertava amor. Biruta era o companheiro, o irmão, a família toda. Biruta era sua pouca, mas intensa e verdadeira alegria...

Leia o artigo do Gabriel Chalita:


Sinopse

O livro "Antologia - Meus Contos Preferidos", (Rocco, 2005), de Lygia Fagundes Telles, apresenta uma seleção feita pela autora de seus contos prediletos, escritos entre as décadas de 1960 e 1990. Os 31 contos de Lygia apresentados aqui oferecem alguns dos melhores momentos da escritora paulistana, que construiu uma carreira amplamente premiada, tem obras traduzidas para as principais línguas e é conhecida como "a primeira dama da literatura brasileira. Por meio dos 31 contos escolhidos aqui, Lygia Fagundes Telles leva o leitor a uma a viagem através de seu vasto universo literário de ricos personagens, narrativas detalhadas e textos fluidos que prendem a atenção de qualquer tipo de leitor.
Veja quais são os contos preferidos da escritora Lygia Fagundes Telles


da 
Folha de S.Paulo

Veja abaixo a lista dos contos escolhidos por Lygia Fagundes Telles para sua coletânea "Meus Contos Preferidos" (editora Rocco), que foram lançados na Bienal Internacional do Livro de São Paulo.

- "As Formigas"
- "Pomba Enamorada ou Uma História de Amor"
- "Venha Ver o Pôr-do-sol"
- "Verde Lagarto Amarelo"
- "Seminário dos Ratos"
- "Antes do Baile Verde"
- "A Caçada"
- "As Cerejas"
- "Você não Acha que Esfriou?"
- "As Pérolas"
- "Natal na Barca"
- "A Estrutura da Bolha de Sabão"
- "O Menino"
- "Apenas um Saxofone"
- "Anão de Jardim"
- "A Sauna"
- "Que se Chama Solidão"
- "WM"
- "A Presença"
- "A Medalha"
- "O Jardim Selvagem"
- "Papoulas em Feltro Negro"
- "Nada de Novo na Frente Ocidental"
- "Dezembro no Bairro"
- "O Crachá nos Dentes"
- "Uma Branca Sombra Pálida"
- "Potyra"
- "Dolly"
- "Helga"
- "O Moço do Saxofone"
- "Noturno Amarelo
"

Nenhum comentário:

Postar um comentário