O Mundo em Suas Mãos

O Mundo em Suas Mãos
Divina Misericórdia, eu confio em Vós!

Pesquisar este blog

domingo, 19 de abril de 2015

VERDE OU AMARELO ROBERTO CARLOS

Dr. Sócrates Brasileiro, uma escola

Nesta semana, estive com o prefeito Fernando Haddad na EMEF "Dr. Sócrates Brasileiro", no Campo Limpo, zona sul de São Paulo. Fiquei impressionado com a liderança da diretora da escola, Solange Amorim, e com o incrível corpo de professores e funcionários. A escolha do nome respeitou um processo democrático exemplar. Primeiramente, foi realizado um estudo sobre possíveis patronos. Pesquisaram suas biografias e elegeram o seguinte critério para a escolha definitiva: qual deles poderia ser uma fonte de inspiração a toda comunidade escolar? Produziram vídeos, textos, material virtual para as redes sociais, entre outros, e participaram de debates, apresentações, palestras. Alunos e comunidade. Como deve ser. Uma escola não é de um prefeito, de um secretário, de um governador nem de um presidente. A escola não é nem mesmo do diretor. A escola é da comunidade e quanto mais a comunidade participar do dia a dia da escola, melhor será a sua gestão.
No descerramento da placa, Kátia, a viúva de Sócrates Brasileiro Sampaio de Sousa Vieira de Oliveira, o nosso Sócrates jogador e brasileiro, contou uma história sobre a infância do marido, em Ribeirão Preto. Disse que, certa noite, ele acordou com cheiro de fumaça no quarto. Preocupado, levantou  rapidamente e foi ver o que estava acontecendo. Assustou-se com a cena que viu: seu pai, agachado no quintal, queimando livros. Quis entender as razões, já que os livros eram tão preciosos para o pai. Com lágrimas nos olhos, o pai explicou ao filho que era para proteger sua família. Eram os difíceis tempos da ditadura. Ter livros em casa poderia ser perigoso, principalmente livros que despertassem suspeitas de gosto por prosas mais libertárias. Essa imagem de uma noite escura iluminada pela dor das páginas queimadas preencheu o seu repertório de vida.
A história de vida de Sócrates fez dele um defensor ativo dos ideais democráticos em todos os cenários de sua vida: “Quero mudar meu país, quero mudar meu povo”. A democracia corintiana, da qual ele foi mentor, representa um marco na história de nosso futebol. Sua elegância no campo era consequência de uma postura correta na vida. Lutou pelas eleições diretas, emprestou o seu prestígio para angariar mais adeptos ao sonho de ter um país verdadeiramente livre. Lutou pela constituinte. Lutou pelo respeito no campo e fora dele: “Se as pessoas não tiverem o poder de dizer as coisas, eu vou dizer por elas. Quando eu era jogador, minhas pernas amplificavam a minha voz”. Sócrates estudou medicina. Pintou quadros. Cantou canções. Viveu com intensidade cada momento. Errou, certamente, como todos os seres humanos. Mas seus erros foram muito menores do que sua inspiração.
Sócrates foi doutor. Nos livros. Na bola. Na vida. Um artista no campo, jogador de um futebol arte. Em passos largos, até um pouco desajeitados,  driblava por paixão. E dizia: “Vencer não é a coisa mais importante do mundo. Futebol é arte e deveria ser sobre mostrar criatividade. Se Vincent van Gogh e Edgar Degas soubessem o nível de reconhecimento que teriam, não teriam feito o mesmo. Você tem que gostar de fazer arte e não pensar: será que vou vencer?”.
Ali, visitando aquela escola, vi, nos olhos de esperança daqueles alunos, a alegria de ter um patrono que foi protagonista da própria história. Aquelas meninas e meninos não tiveram a honra de ver o Dr. Sócrates impressionando com mestria nos gramados. Não comemoraram os gols que ele marcava. Não se extasiaram diante dos dribles certeiros. Mas puderam estudar o seu legado e, em tempos de poucos referenciais, dizer com orgulho: “Agora, eu estudo na escola ´Dr. Sócrates Brasileiro´”.
Sócrates Brasileiro é uma escola que fica no Campo Limpo. Sócrates é uma escola para quem gosta do futebol arte, da elegância, para quem acredita na democracia e na liberdade.

Por: Gabriel Chalita (fonte: Diário de S. Paulo) | Data: 19/04/2015








O artigo do Gabriel Chalita de hoje fala sobre a história de vida de Sócrates Brasileiro, inspiração a crianças e jovens :
http://goo.gl/kVGoPF

Nenhum comentário:

Postar um comentário