O Mundo em Suas Mãos

O Mundo em Suas Mãos
Divina Misericórdia, eu confio em Vós!

Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Barbalha e suas fontes de água valorosas


Em Barbalha Ceará existem muitas fontes de água valorosas que precisam ser conservadas através de uma boa educação ambiental e conscientização dos moradores e visitantes. 
Barbalha se encontra nos domínios da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Salgado. Ademais, podem-se distinguir, em Barbalha, dois grandes domínios hidrogeológicos: rochas sedimentares e depósitos aluvionares.
As principais fontes de água são as nascentes da serra que suprem as necessidades da cidade e dos sítios, no que diz respeito ao consumo humano, animal e irrigação, e à produção industrial. As principais drenagens que ocorrem no Município são o Rio Salamanca e os riachos Santana, Missão, Macacos e Jardim. Há, no Município, duas empresas que exploram uma fonte de água mineral, cada, engarrafando-a e comercializando-a.
Podem ser encontrados em seu território aproximadamente 124 poços tubulares, dos quais 38 são públicos e 86 são de propriedade particular.
Os Distritos do Caldas e Arajara são ricos em fontes, riachos e reservatórios de água.
O rio Salamanca, principal curso fluvial do município, surge a partir do escoamento da água das nascentes da Chapada do Araripe. É responsável pela irrigação dos canaviais e demais plantações ao longo do seu leito que deságua no Rio Salgado.
O município não conta com açudes e reservatórios de grande volume.

Conta com vários geossítios, entre eles o Riacho do Meio com várias fontes naturais.I


Assim, todo e qualquer planejamento, no sentido de conservar ou 
recuperar uma nascente, tem como princípio básico criar condições favoráveis no 
solo para que a água de uma chuva possa infiltrar ao máximo e abastecer uma 
ou mais nascentes que se encontrem associadas a ele.

O processo de recuperação e conservação das nascentes consiste, basicamente, em três fundamentos básicos, ou seja, proteção da superfície do solo, criação de condições favoráveis à infiltração da água no solo e a redução da taxa de evapotranspiração.

Uma nascente, também conhecida como olho d’água, mina d’água, fio d’água, cabeceira e fonte, nada mais é que o aparecimento, na superfície do terreno, de um lençol subterrâneo, dando origem a cursos d’água. As nascentes são fontes de água que surgem em determinados locais da superfície do solo e são facilmente encontradas no meio rural. Elas correspondem ao local onde se inicia um curso de água (rio, ribeirão, córrego), seja grande ou pequeno. As nascentes (ou mananciais) se formam quando o aquífero atinge a superfície e, consequentemente, a água armazenada no subsolo jorra (mina) na superfície do solo.






Fotos: Sítio Farias,barbalha.
Caldas

 Tendo em vista a vital importância da água de boa qualidade e a possibilidade de ocorrer a sua escassez em várias regiões do planeta, num futuro bem mais próximo do que muitos imaginam, esse problema tornou-se uma das maiores preocupações de especialistas e autoridades no assunto.

As bacias, principalmente as de cabeceiras, devem ser tratadas como algo de mais importante que existe em uma propriedade, pois são elas as responsáveis pela existência das nascentes que, por sua vez, são fontes de água valorosas para a humanidade. E devem ser preservadas!
Riacho do Meio


 O soldadinho-do-araripe mede aproximadamente 14,5 cm. Machos e fêmeas apresentam um forte dimorfismo sexual no que diz respeito a cor da plumagem. Os machos são predominantemente brancos, com penas pretas que se estendem das asas ao dorso e cabeça vermelha. As fêmeas são principalmente da cor verde oliva e apresentam um reduzido penacho verde na cabeça.
A plumagem da cabeça em forma de elmo deu origem ao nome soldadinho.
O Soldadinho-do-Araripe  vive especialmente nos locais onde existem fontes de água.
 A principal ameaça de extinção desta espécie é a ocupação humana em áreas de florestas na Chapada do Araripe, levando a redução da vegetação. Infelizmente, o Soldadinho do Araripe encontra-se em estado de perigo crítico de extinção.

Arajara Park

EndereçoSítio Farias e Santo Antônio - Arajara, Barbalha - CE, 63183-000
Telefone(88) 3532-3232

Nenhum comentário:

Postar um comentário