Já faz um tempo, o Papa Francisco, ao rezar uma missa na Praça São Pedro, disse aos jovens presentes: "Não enterrem seus talentos! Não tenham medo de sonhar grandes coisas".
Ao exortar os jovens à perseguição de seus ideais, de seus temas de vida, o papa resumiu, com essas palavras, sua crença no humano jeito de ser um homem de Deus que cuida do povo.
Enterrar os talentos é uma menção a uma parábola de Jesus. E tem um significado claro. Cada um de nós recebe um quinhão de talentos. E é bom para nós e para o mundo que os multipliquemos. É bom para nós e para o mundo que coloquemos nossos talentos a serviço de boas causas. Todas as vezes que ouço histórias de jovens hackers, fico imaginando o tanto de inteligência que está sendo desperdiçado. Gastam tempo e talento a serviço de uma ação que nada contribui para si mesmos nem para o mundo. Ao contrário, ações que promovem, não raro, o mal. Há jovens que se lançam a mostrar a perícia em disputar rachas, com seus carros em alta velocidade, desafiando o medo e, infelizmente, pondo fim antecipadamente à vida de outros e às suas próprias. Por quê? Por que não usar o talento do domínio sobre o carro e sobre os medos de maneira nobre? Há jovens chefiando facções criminosas, mostrando disciplina e capacidade de trabalho e, por meio desses talentos que poderiam ser virtuosos, espalham o que há de pior na comunidade em que vivem: violência, exemplos equivocados, falta de apreço pela vida. Ausência de sonhos!
Sonhar grande, larguear os ideais, é o caminho, mas esse caminho só pode ser percorrido sobre os alicerces da ética, com a vivência comum, com sonhos comuns que trazem não apenas o prazer estranho que desvia a rota do comandante, mas a felicidade de uma vida plena de significados para toda a nau. Comandantes somos nós todos, quando não desperdiçamos nossos talentos, quando sonhamos o grande sonho de cuidar das pessoas e do mundo.
Por: Gabriel Chalita (fonte: Diário de S. Paulo) | Data: 02/10/2015
"Talentos desperdiçados" Gabriel Chalita - Diário de SPaulo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário