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segunda-feira, 11 de abril de 2016

Voto Consciente

Voto Consciente: Responsabilidade de Todos


Eleição e Cidadania

Voto Consciente: Responsabilidade de Todos

Será que você sabe o que fazem aqueles políticos que querem o voto dos eleitores? Será que você também está preocupado com os problemas do seu país? Da sua escola? Do seu bairro? Você já parou para pensar como é importante participar de uma eleição? Eleger os governantes e legisladores do seu País?

Fonte: http://goo.gl/ehebZ9


OBJETIVOS:
• Promover a educação política, estimulando o jovem educando a praticar o exercício da cidadania e do voto consciente;
• reconhecer nossa omissão, como cidadão, diante das injustiças que causam exclusão social e miséria.
• construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão
• uma economia a serviço da vida, sem exclusões, criando uma cultura de solidariedade e paz.
• combinar eficiência econômica, justiça social e prudência ecológica, percebendo a relação e a importância do meio ambiente nas atividades de desenvolvimento econômico, social e cultural.
"Educação para a cidadania: o conhecimento como instrumento político de libertação"
                                                                                                     
A formação do ser humano começa na família. Ali, tem início um processo de humanização e libertação; é um caminho que busca fazer da criança um ser civilizado, e bem cedo a escola participa desse processo. Com o conhecimento adquirido na escola, o aluno se prepara para a vida. Passa a ter o poder de se transformar e de modificar o mundo onde vive.
Educar é um ato que visa à convivência social, a cidadania e a tomada de consciência política. A educação escolar, além de ensinar o conhecimento científico, deve assumir a incumbência de preparar as pessoas para o exercício da cidadania. A cidadania é entendida como o acesso aos bens materiais e culturais produzidos pela sociedade, e ainda significa o exercício pleno dos direitos e deveres previstos pela Constituição da República.
A educação para a cidadania pretende fazer de cada pessoa um agente de transformação. Isso exige uma reflexão que possibilite compreender as raízes históricas da situação de miséria e exclusão em que vive boa parte da população. A formação política, que tem no universo escolar um espaço privilegiado, deve propor caminhos para mudar as situações de opressão. Muito embora outros segmentos participem dessa formação, como a família ou os meios de comunicação, não haverá democracia substancial se inexistir essa responsabilidade propiciada, sobretudo, pelo ambiente escolar.
O problema da grave concentração de renda no Brasil, a corrupção que permeia os órgãos governamentais, a ingerência política e o descaso histórico do governo brasileiro com os direitos fundamentais de seus cidadãos são problemas que somente se encerrarão com o aprimoramento da democracia, que se dará por meio do controle do poder pelo povo.
Segundo Lakatos (1999):
Democracia é a filosofia ou sistema social que sustenta que o indivíduo, apenas pela sua qualidade de pessoa humana, e sem consideração às qualidades, posição, status, raça, religião, ideologia ou patrimônio, deve participar dos assuntos da comunidade e exercer nela a direção que proporcionalmente lhe corresponde.
Infelizmente, no Brasil, a participação do povo no poder se limita a comparecer às urnas durante o processo eleitoral. A cultura de participação é o primeiro passo para se consolidar uma democracia capaz de garantir os direitos sociais de todos os cidadãos.
Se a família não participar da educação dos filhos na escola, o futuro dessa sociedade estará sujeita a abrir mão de todos os seus direitos e deveres.
Palavras chaves: Pais, alunos, professores e cidadania.


Por:Roberto Carlos Simões Galvão*




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