O Mundo em Suas Mãos

O Mundo em Suas Mãos
Divina Misericórdia, eu confio em Vós!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 1 de maio de 2015

SANTO DO DIA

 Conheça a história de São José Operário
Primeira Leitura (Gn 1,26–2,3)

Leitura do Livro do Gênesis.

26Deus disse: “Façamos o homem à nossa imagem e segundo a nossa semelhança, para que domine sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, e sobre todos os répteis que rastejam sobre a terra”.
27E Deus criou o homem à sua imagem, à imagem de Deus ele o criou: homem e mulher os criou. 28E Deus os abençoou e lhes disse: “Sede fecundos e multiplicai-vos, enchei a terra e submetei-a! Dominai sobre os peixes do mar, sobre os pássaros do céu e sobre todos os animais que se movem sobre a terra”. 29E Deus disse: “Eis que vos entrego todas as plantas que dão semente sobre a terra, e todas as árvores que produzem fruto com sua semente, para vos servirem de alimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves do céu, e a tudo o que rasteja sobre a terra e que é animado de vida, eu dou todos os vegetais para alimento”. E assim se fez.31E Deus viu tudo quanto havia feito, e eis que tudo era muito bom. Houve uma tarde e uma manhã: sexto dia.2,1E assim foram concluídos o céu e a terra com todo o seu exército. 2No sétimo dia, Deus considerou acabada toda a obra que tinha feito; e no sétimo dia descansou de toda a obra que fizera. 3Deus abençoou o sétimo dia e o santificou, porque nesse dia descansou de toda a obra da criação.

— Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Ou (escolhe-se uma das leituras)

Primeira Leitura (Cl 3,14-15.17.23-24)

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.

14Irmãos, acima de tudo, amai-vos uns aos outros, pois o amor é o vínculo da perfeição. 15Que a paz de Cristo reine em vossos corações, à qual fostes chamados como membros de um só corpo. E sede agradecidos.17Tudo o que fizerdes, em palavras ou obras, seja feito em nome do Senhor Jesus Cristo. Por meio dele dai graças a Deus, o Pai. 23Tudo o que fizerdes, fazei-o de coração, como para o Senhor e não para os homens.24Pois vós bem sabeis que recebereis do Senhor a herança como recompensa. Servi a Cristo, o Senhor.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.
 Responsório (Sl 89)

— Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!
— Ó Senhor, fazei dar frutos o labor de nossas mãos!

— Já bem antes que as montanhas fossem feitas ou a terra e o mundo se formassem, desde sempre e para sempre vós sois Deus.
— Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou.
— Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!
— Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Manifestai a vossa obra a vossos servos, e a seus filhos revelai a vossa glória!
 Evangelho (Mt 13,54-58)

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.
— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, 54dirigindo-se para a sua terra, Jesus ensinava na sinagoga, de modo que ficavam admirados. E diziam: “De onde lhe vem essa sabedoria e esses milagres? 55Não é ele o filho do carpinteiro? 


 Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas? 56E suas irmãs não moram conosco? Então, de onde lhe vem tudo isso?” 57E ficaram escandalizados por causa dele. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é estimado em sua própria pátria e em sua família!” 58E Jesus não fez ali muitos milagres, porque eles não tinham fé.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.


São José Operário (Memória): “Não é ele filho do carpinteiro?” (Mt 13,54-58). Celebramos o dia do trabalhador. Esta data civil já foi marcada por conflitos e revoltas sociais. O Papa Pio XII (1955) deu aos trabalhadores um protetor e modelo: São José, o operário de Nazaré. Somos convidados a santificar as nossas tarefas diárias, consagrando-as a Deus. Deus, que trabalha sem cessar na santificação de Suas obras, é o que mais deseja que os nossos trabalhos sejam santificados. E Ele nos oferece o modelo de São José. Sem grandes alardes, São José cumpriu com seu ofício. Na carpintaria obteve os recursos para dar de comer à sua família e lhe dar vida decente. Do tempo de São José até os dias de hoje o trabalho passou por muitas transformações. Na recente história do Brasil, acompanhamos os trabalhadores sofrendo com a falta de melhores condições de vida. Nestes últimos dias, por ocasião da Assembleia dos Bispos do Brasil, acompanhamos a sensibilidade dos nossos pastores frente a realidade atual do nosso país. Acerca das discussões sobre a TERCEIRIZAÇÃO DO TRABALHO, afirmaram os bispos: “a lei que permite a terceirização do trabalho, não pode, em hipótese alguma, restringir os direitos dos trabalhadores. É inadmissível que a preservação dos direitos sociais venha a ser sacrificada para justificar a superação da crise”. Aproveitemos as comemorações do Dia do Trabalhador para reafirmarmos a dignidade da pessoa humana. Olhemos para o carpinteiro de Nazaré. Olhemos também para o Padre Cícero que consagrou o Juazeiro como terra de oração e trabalho. Sejamos seus imitadores, para fecundarmos e multiplicarmos os dons que Deus nos deu nesta terra. Na 1ª leitura (Gn 1,26 – 2,3), Deus viu que a sua obra era muito boa e a santificou por isso. Que Deus, por intermédio de São José Operário, abençoe os nossos trabalhos e todos os trabalhadores, amém! A nossa bênção a todos os trabalhadores. Do amigo, Padre Aureliano
.#liturgiadiária #missa #evangelhododia #homilia #páscoa #liturgia#reflexãodamissa #reflexão #palavradeDeus #oração #leituraorante#SãoJoséOperário #evangelho #católico
 #ressurreição

pe_aureliano


Nenhum comentário:

Postar um comentário