O Mundo em Suas Mãos

O Mundo em Suas Mãos
Divina Misericórdia, eu confio em Vós!

Pesquisar este blog

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

BRINCAR É COISA SERIA!

Todos nós sabemos que uma criança saudável é uma criança que se diverte, que se ocupa com qualquer coisa e explora tudo o que estiver a seu alcance.
Dentro da brincadeira, os pequenos podem matar, morrer, ser o pior inimigo, encarar os maiores dilemas morais e depois sentar junto com o amigo para tomar o lanche.
E, é nesse sentido, que o brincar é sério porque ele permite que a criança faça articulações significativas diante dos acontecimentos de sua vida, ou seja, a criança aprende, elabora, relaciona-se com os que a cercam, conhece o ambiente ao seu redor, etc.
O jogo e a interação que acontecem no brincar estão diretamente relacionados ao aprendizado da linguagem, e não só no sentido de “falar”, mas levando em consideração também o valor dos gestos e dos comportamentos.
Alguns verbos só ganham sentido por meio de jogos, como é o caso dos verbos: ser, existir, inventar, pegar, oferecer, amar, odiar, viver, morrer. Só é possível que as crianças experimentem esses verbos através das experiências lúdicas de fracasso ou de domínio, por si mesma, das coisas e dos seres vivos. Todos esses verbos – e sem dúvida muitos outros – continuariam, para o ser humano, sendo abstrações mentais e imagens sensoriais, se antes não pudéssemos ter tido a oportunidade de brincar com eles, em algum momento de nossa história. Ou seja, é através do brincar, que as crianças descobrem modos diferentes de linguagem e novas dificuldades para superar.
Nesse sentido, podemos dizer que brincar com a criança é uma maneira de ajudá-la a se conhecer, a se comunicar com aqueles que estão à sua volta e a se enriquecer como pessoa.

"O brincar não é apenas uma distração recreativa. Quando uma criança brinca, ela tem a possibilidade de transformar-se emocionalmente, além de (re) construir e fortalecer aquisições específicas como à fala, a motricidade, a construção do pensamento e os hábitos sociais.
Privar uma criança de brincar significa privá-la do prazer de viver."
Flávia Cardoso,
Fonoaudióloga, mestre e especialista em linguagem pela PUC/SP.

Fonte :Terapia de Criança


 Saiba mais: Linguagem








Vamos Construir Uma Sociedade Feliz
"Um menino, uma pomba e um destino" é o título do artigo, de hoje do professor e escritor Gabriel Chalita , no @DiarioSP:



“se um homem aspira a uma vida correta, seu primeiro ato de abstinência é o de ter compaixão pelos animais.”




           Criança Feliz




Foto: Unimed
Foto: Unimed


Foto: Unimed

Pastoral da Criança e Hospital de Brinquedos

 Realizar um simples sonho de uma criança de ter um brinquedo, não tem preço! cada sorriso, olhinhos brilhantes, entusiasma a Pastoral da Criança com o Hospital de Brinquedos a continuar a realizar sonhos. Brincar é um direito básico na vida de toda a criança, e o nosso DEVER é garantir seus DIREITOS. Uma sociedade justa e fraterna nasce do carinho e do cuidado com amor, que se tem as suas crianças.
 Criança Feliz
Feliz a Cantar
Alegre a Embalar
Teu Sonho Infantil
Oh Meu Bom Jesus
Que a Todos Conduz
Olhai as Crianças do Nosso Brasil!

Crianças com Alegria
Qual um bando de Andorinhas
Viram Jesus que dizia:
Vinde a mim as criancinhas
Hoje dos céus, num aceno
Os anjos dizem:''Amém'',
Porque Jesus, nazareno,
Foi criancinha também











Nenhum comentário:

Postar um comentário