Paróquia Santo Antônio, Barbalha-CE
1° Dia
SANTO ANTÔNIO: DEFENSOR DA VIDA
Sabemos que Santo Antônio foi,em vida,amigo das pessoas, especialmente das que mais precisavam de apoio e defesa.
Mostrava-se firme e destemido em suas palavras e ações quando se tratava de defender os fracos contra o abuso dos poderosos. Não foi, pois, um santo fechado na paz tranquila do convento,mas alguém que se dedicou aos pequenos contra os poderosos e agiotas que exploravam o povo naquele tempo. É suficiente lembrar seu encontro com o tirano Ezzelino de Romano, que comandava a cidade de Verona.
Santo Antônio foi até ele pedir que parasse com a violência e se convertesse em instrumento de justiça.
Do mesmo jeito que defendia a vida dos fracos, sabia atender aos desesperançados e aos aflitos. Vendo, de fato, certa vez, uma mulher que havia perdido um filho afogado em um riacho, fez o Sinal-da-cruz sobre a testa do menino, que retornou à vida. Santo Antônio mostrou-se sempre solícito em favorecer a vida, o bem e a paz.
1° Leitura: 2Rs 4,18-36
19 E disse a seu pai: Ai, a minha cabeça! Ai, a minha cabeça! Então disse a um moço: Leva-o à sua mãe.
Palavra do Senhor
Graças à Deus!
Salmo Responsorial: 137(138)
Naquele dia em que gritei, / vós me escutastes, ó Senhor!
1. Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, / porque ouvistes as palavras dos meus lábios! / Perante os vossos anjos vou cantar-vos / e ante o vosso templo vou prostrar-me. – R.
2. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, / porque fizestes muito mais que prometestes; / naquele dia em que gritei, vós me escutastes / e aumentastes o vigor da minha alma. – R.
3. Estendereis o vosso braço em meu auxílio / e havereis de me salvar com vossa destra. / Completai em mim a obra começada; / ó Senhor, vossa bondade é para sempre! / Eu vos peço: não deixeis inacabada / esta obra que fizeram vossas mãos! –
Lucas 10:25-37
A parábola do bom samaritano
25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna? 26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês? 27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento e ao teu próximo como a ti mesmo. 28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso e viverás. 29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo? 30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram e, espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.31 E, ocasionalmente, descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo. 32 E, de igual modo, também um levita, chegando àquele lugar e vendo-o, passou de largo. 33 Mas um samaritano que ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão. 34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, aplicando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem e cuidou dele; 35 E, partindo ao outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele, e tudo o que de mais gastares eu to pagarei, quando voltar. 36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai e faze da mesma maneira.
-Palavra da Salvação
Glória a Vós Senhor!
http://www.stanthonysparish.org/ |
Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, sacrário do divino Espírito Santo; alcançai-me dele os dons e auxílios da graça.
Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, reclinatório de Deus menino; consegui-me dele a inocência daquela idade.
Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, amantíssimo filho de Maria Santíssima; fazei-me também digno filho de tão soberana Mãe.
Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio,descobridor das coisas perdidas: não permitais que eu perca o caminho da salvação.
Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, lírio formoso da pureza; inspirai-me profundo amor à mais bela das virtudes.
Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, modelo perfeito de humildade; fazei meu coração semelhante ao vosso.
Deus vos salves, meu glorioso Santo Antônio, propugnador da fé, comunica-me a verdadeira docilidade às doutrinas da santa igreja.
Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, luz brilhante do universo; iluminai a minha cegueira, para que fuja das trevas dos vícios e dos pecados.
Deus vos salve, meu glorioso Santo Antônio, serafim abrasado do amor divino; inflamai o meu coração neste fogo sagrado, para que sempre arda nas suas belas e amorosas chamas.
Ladainha de Santo Antônio
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus Cristo, tende piedade de nós.
Senhor, tende piedade de nós.
Jesus, ouvi-nos.
Jesus, atendei-nos.
Pai celeste, que sois Deus, tende piedade de nós.
Filho, Redentor do mundo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo , que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Espírito Santo, que sois Deus, tende piedade de nós.
Santíssima Trindade, que sois um só Deus, tende piedade de nós.
Santo Antônio de Pádua, rogai por nós.
Íntimo amigo do menino Deus,
Servo da Mão imaculada,
Fiel filho de São Francisco,
Homem da santa oração,
Amigo da pobreza,
Lírio da castidade,
Modelo da obediência,
Amante da vida oculta,
Desprezador da glória humana,
Rosa da Caridade,
Espelho de todas as virtudes,
Sacerdote segundo o coração do Altíssimo,
Imitador dos apóstolos,
Mártir do desejo,
Coluna da Igreja,
Amador das almas,
Propugnador da fé,
Doutor da verdade,
Batalhador contra a falsidade,
Arca do testamento,
Trombeta do evangelho,
Convertedor dos pecadores,
Extirpador dos crimes,
Restaurador da paz,
Reformador dos costumes,
Triunfador dos corações,
Auxiliador dos aflitos,
Ressuscitador dos mortos
Restituidor das coisas perdidas,
Glorioso taumaturgo,
Santo do mundo inteiro,
Glória de Ordem dos Menores,
Alegria da corte celeste,
Nosso amável padroeiro,
Doutor da Santa Igreja,
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
perdoai-nos , Senhor;
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
ouvi-nos , Senhor;
Cordeiro de Deus, que tirais os pecados do mundo,
tende piedade de nós;
Rogai por nós , Santo Antônio.
Para que sejamos dignos das Promessas de Cristo.
Oremos:
Ó Deus, nós Vos suplicamos que a intercessão votiva de Vosso glorioso Confessor e Doutor Santo Antônio, alegre a Vossa Igreja, para que, fortalecida com os espirituais auxílios, mereça alcançar a glória eterna. Por Jesus Cristo Nosso Senhor. Assim seja!
Nenhum comentário:
Postar um comentário