SEM TRABALHO... POR QUÊ?
No de 1999, a CF falou sobre a importância do trabalho, reflexão e ação em torno da problemática do desemprego. Essa situação vem gerando fome, instabilidade e desajustes na família e na sociedade, escalada da violência, traduzida em roubos, assaltos, assassinatos...
"Sem trabalho... por quê?" - é a pergunta espontânea face ao tema "a fraternidade e os desempregados" (cf. Mt 20,1-7).
Para podermos entender bem este tema, é preciso distinguir com clareza os termos trabalho e emprego. Trabalho é condição essencial da vida humana: "dominai a terra" (cf. Gn 1,28) foi a determinação do Senhor. Por isso, temos direito ao trabalho. Devemos fazer como Deus: trabalhar sempre (cf. Jo 5,17). O emprego é a ocupação específica e remunerada em serviço particular ou público.
Assim todos temos que trabalhar. Nem todos temos que ter empregos. Para viver, porém, temos que trabalhar. Para a quase totalidade das pessoas, no entanto, a subsistência vem, em geral, por força do trabalho remunerado, através do emprego.
É preciso, pois, que a sociedade, como um todo, não permita que o emprego falte para aquelas [pessoas] que não conseguem, normalmente, trabalhar para comer.
Isso não impede que, pelo trabalho, se consiga os bens necessários. Sempre haverá alguma coisa a fazer em bem próprio, ou da família ou da comunidade...
O trabalho, de fato, foi confundido com o castigo dado por Deus: "comerás o teu pão com o suor do teu rosto" (cf. Gn 3,19) - o que significa o "peso" do trabalho é a pena. O trabalho, porém, é bênção.
Se procurarmos as causas do desemprego, analisando-as, encontraremos solução. De fato, debruçando-nos, detidamente, sobre a questão do trabalho, do desemprego, da remuneração, do sustento pessoal e familiar, veremos que todos têm direito a viver pela distribuição do fruto do trabalho, que é direito de todos. Entende-se bem isso, quando se realiza a solidariedade plena, universal.
Um homem se humilha
Se castram seu sonho
Seu sonho é sua vida
E a vida é o trabalho
E sem o seu trabalho
Um homem não tem honra
E sem a sua honra
Se morre, se mata
Não dá pra ser feliz...
... Qualificados, juntando-se aos trabalhadores menos qualificados, porque o desemprego atinge a todos, em massa. |
Oração para todos os dias
Senhor que disseste comerás o pão com o suor de teu rosto, eu sei que o trabalho é digno e abençoado para sustentar a vida, mas Senhor, apesar da boa vontade de trabalhar há tanto desemprego!
E por isso Senhor, pedimos por todos que estão em busca de um trabalho. O desemprego está causando problemas na família e na vida pessoal. Senhor olhai pelos desempregados. E hoje estamos rezando por estes, cujos nomes apresentamos agora...
(Diga os nomes das pessoas que estão precisando da graça de um emprego)
Senhor, faça com que estas pessoas consigam um trabalho decente para sustentar a vida. Senhor, quando estivestes neste mundo, fostes humilde carpinteiro. Tende piedade e compaixão dos desempregados que querem trabalhar, que precisam trabalhar.
Ilumina o caminho para que possam encontrar o que há tanto tempo estão procurando. Nós cremos Senhor naquela Tua Palavra: “Batei e a porta vos será aberta” (cf. Mt 7, 8).
Ilumina os desempregados a baterem na porta certa. Que não recebam um não ou o descaso, mas consigam a graça de um trabalho. Dai ânimo Senhor, aos desempregados. Abra as portas de um emprego para estas pessoas
(Diga mais uma vez os nomes das pessoas)
Senhor, eu confio na Tua Graça.
Senhor, eu confio no Teu Poder.
Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário